
Tsunami atinge o Pacífico; vulcão russo entra em erupção (ilustrativa/PM)
O vulcão Klyuchevskoy, na península de Kamchatka, na Rússia, entrou em erupção após o terremoto de magnitude 8,7 no Oceano Pacífico, ocorrido na quarta-feira (30).
Cientistas relataram a “descida de lava incandescente” pelas encostas de um dos vulcões ativos mais altos do mundo, poucas horas após o forte sismo abalar a região e gerar ondas de tsunami no Pacífico.
O Klyuchevskoy, que já entrou em erupção diversas vezes nos últimos anos, está localizado a aproximadamente 450Km ao norte de Petropavlovsk-Kamchatsky, a capital regional.
Artigos relacionados
O Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências confirmou a erupção, afirmando no Telegram: “Observa-se a descida de lava incandescente na encosta oeste. Forte brilho sobre o vulcão, explosões”
O terremoto de magnitude 8,7 danificou prédios e feriu diversas pessoas na remota região russa, mas não foram registradas fatalidades.
O perigo de tsunami já parece estar diminuindo em algumas áreas, com as autoridades reduzindo os alertas no Havaí, Japão e partes da Rússia.
Uma altura de tsunami de 3m a 4m foi registrada em Kamchatka, enquanto em Hokkaido, no norte do Japão, a altura chegou a 60cm, e em San Francisco ondas de tsunami de aproximadamente 60cm a 1,5m chegaram cedo na quarta-feira, informaram as autoridades.
Grande parte da Costa Oeste dos EUA, incluindo Califórnia, Oregon, estado de Washington e a província canadense de Colúmbia Britânica, receberam avisos de tsunami.
Fonte: The Independent







