
Horticultor mostra o tamanho menor dos tubérculos (NHK)
A onda de calor sem precedentes em Hokkaido pode afetar o crescimento das plantações locais de batatas.
A cidade de Obihiro é famosa pelas plantações de batatas de diversas variedades, mas o clima não está colaborando. No período de 22 a 25 de julho foi registrada temperatura máxima de 38,8ºC, um recorde.
Além do calor exagerado, a chuva em julho foi menor do que nos anos anteriores. A escassez da água combinada com o calor excessivo está deixando os agricultores preocupados.
Artigos relacionados
Entre eles, Ken’ichi Nakanishi, um agricultor que cultiva variedades de batatas May Queen e Touya, notou que algumas folhas desses tubérculos cultivados em cerca de 8 hectares ficaram amareladas e murchas.

Nakanishi, o entrevistado (NHK)
De acordo com Nakanishi, o número de batatas por planta é menor que o normal e o tamanho também foi afetado. Assim, a colheita deve ser cerca de 20 a 30 por cento menor que o normal.
“Já sofríamos com a escassez de água, e agora a onda de calor piorou ainda mais os danos. Espero que as temperaturas voltem ao normal e que tenhamos chuva moderada para que possamos colher batatas de boa qualidade”, disse Nakanishi esperançoso.
Em Nagoia as batatas estão mais baratas

Quiabo e tomate em Sanoya, Nagoia (TV Aichi)
Em Nagoia (Aichi), os preços tendem a ficar um pouco altos no início da primavera, até que batatas de outras regiões começaram a chegar. Mas, a partir de 28 de julho começaram a chegar as batatas de outra área de Hokkaido, o que impactou na queda dos preços, explicou o dono da Sanoya, uma famosa quitanda e supermercado em Osu, na cidade de Nagoia.
Ele explicou que acredita que os preços permanecerão no nível atual daqui para frente. Um pacote de 600 gramas de batatas está custando 215 ienes, 60 ienes mais em conta.
Em contrapartida, um pacote de cerca de 80 gramas de quiabo está custando 139 ienes, 25 ienes mais caro. Outra hortaliça que teve um aumento de preço de 20 ienes foi o tomate cereja. O pacote de 100 gramas está custando 107 ienes.
“Por serem hortaliças de verão, a demanda está aumentando e os preços de compra estão subindo”, explicou.
Fontes: NHK e TV Aichi







