
Lojas de conveniência se tornam opção segura para viajantes no Japão (ilustrativa/PM)
A Lawson lançou um serviço experimental em algumas lojas na província de Chiba, permitindo que viajantes pernoitem em seus estacionamentos, dormindo em seus carros, por valores entre ¥2,5 mil a ¥3 mil por noite.
Os hóspedes podem utilizar o banheiro da loja e têm direito a descartar um saco de lixo, fornecido no check-in, gerado durante a estada,
A ideia de passar a noite em um carro no estacionamento de uma loja de conveniência está sendo explorada como um novo estilo de viagem.
Artigos relacionados
A Lawson já contabilizou mais de 120 reservas
Shigeto Totsu, gerente sênior da Divisão de Novos Serviços da Lawson, explicou a forte resposta: “Inicialmente pensamos que o car camping poderia atrair viajantes em busca de evitar os altos preços de hotéis, causados pelo aumento do turismo. No entanto, nas duas primeiras semanas, constatamos que muitos usuários eram famílias com crianças pequenas ou pets. Eles preferiam o pernoite no carro para evitar incomodar os outros e aproveitar uma viagem mais flexível”.
A posse de motorhomes no Japão aumentou, com 165 mil veículos registrados em 2024, um acréscimo de 10 mil em relação ao ano anterior, mostrando o crescente interesse por viagens baseadas em carros.
Contudo, há preocupações sobre comportamento inadequado. Um relatório anterior mostrou viajantes usando estacionamentos de estradas para festas de fondue e deixando lixo para trás.
Estadas noturnas em lojas de conveniência podem se tornar um novo padrão
O analista de aviação e viagens Kotaro Toriumi observou que lojas de conveniência podem ser mais adequadas do que paradas de estradas para pernoite.
“As lojas de paradas de estradas geralmente fecham à noite, mas as de conveniência permanecem abertas. Elas oferecem comida, bebidas e um ambiente com funcionários, o que aumenta a segurança. Acho que esse modelo vai se espalhar ainda mais”.
Com acessibilidade financeira, conveniência e segurança, as estadias noturnas em lojas de conveniência podem se tornar um novo padrão para viagens curtas, próximas e econômicas.
Fonte: FNN







