
China investiga agressão contra japonesa em Suzhou, em Jiangsu, na China (imagem ilustrativa/PM)
Uma japonesa foi agredida em uma estação de metrô em Suzhou, no leste da China, e levada ao hospital, conforme revelou o Consulado-Geral do Japão em Xangai na sexta-feira (1º).
O incidente aconteceu na noite de quinta-feira (31) em Suzhou, na mesma cidade da província de Jiangsu onde uma mãe e filho japoneses foram feridos e uma mulher chinesa foi morta em um ataque com faca em junho do ano passado.
De acordo com uma fonte familiarizada com as relações sino-japonesas, a mulher estava caminhando com seu filho quando foi atingida por um objeto semelhante a uma pedra, sofrendo uma lesão que não coloca sua vida em risco.
Artigos relacionados
O suspeito ainda está foragido, e as autoridades locais estão investigando, conforme informou o consulado-geral.
Este ano marca o 80º aniversário do que a China denomina sua vitória na “Guerra de Resistência contra a Agressão Japonesa” de 1937-1945, o que tem gerado um aumento do sentimento anti-Japão. A embaixada japonesa em Pequim alertou seus cidadãos sobre esse aumento de tensões.
Após o recente ataque, o governo japonês pediu que a China a capture rapidamente o suspeito, evite incidentes semelhantes e garanta a segurança dos cidadãos japoneses, acrescentou.
O consulado-geral também solicitou aos japoneses expatriados na China que estejam atentos a pessoas suspeitas ao saírem.
A Câmara de Comércio e Indústria Japonesa na China declarou na sexta-feira que é “extremamente lamentável” que o último incidente tenha ocorrido após o ataque com faca em Suzhou e o esfaqueamento fatal de um menino japonês de 10 anos em Shenzhen, em setembro.
Fonte: Mainichi







