
Japão registra o quarto dia consecutivo com temperaturas acima de 40ºC, um recorde desde 2013 (imagem ilustrativa/PM)
O calor abrasador continuou a atingir o Japão no sábado (2), com temperaturas ultrapassando os 40ºC pelo quarto dia consecutivo.
Autoridades meteorológicas indicam que esta é a primeira vez desde agosto de 2013 que os picos de temperatura superam consistentemente os 40 graus por quatro dias consecutivos no Japão.
A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) afirmou que um sistema de alta pressão elevou as temperaturas em grandes áreas do país.
Artigos relacionados
A cidade de Isesaki (Gunma) registrou 40,1ºC, enquanto Maebashi, na mesma região, chegou aos 40ºC. A cidade de Akiota (Hiroshima) também atingiu 40 graus, estabelecendo um recorde para a província.
No entanto, temperaturas perigosamente altas foram observadas em outras áreas, como Kuwana (Mie), que registrou 39,9ºC, e Koshu (Yamanashi) com 39,8ºC.
A temperatura em Kuwana (Mie) chegou a 40,4ºC na sexta-feira (1º), marcando o terceiro dia consecutivo de altas de 40ºC, após o recorde de 41,2ºC estabelecido na quarta-feira em Tamba (Hyogo).
Espera-se que o sistema de alta pressão eleve novamente as temperaturas em amplas áreas no domingo. São previstas máximas de 39ºC para Yamaguchi, e de 38ºC para cidades como Takamatsu, Okayama, Quioto, Gifu, Nagoia e Kofu. A temperatura em Tóquio deve chegar a 36ºC.
Alertas de insolação foram emitidos para 36 das 47 províncias do Japão, desde a região de Kanto-Koshin até as partes ocidentais do país.
Recomenda-se o uso de ar-condicionado, a ingestão de líquidos e sais, além de pausas frequentes ao trabalhar ao ar livre para evitar riscos à saúde associados ao calor extremo.
Fonte: NHK







