
Crescimento da classe média impulsiona expansão da Toyota na Índia (imagem ilustrativa/PM)
Toyota Motor vai construir sua quarta planta na Índia, à medida que a empresa acelera seu investimento no terceiro maior mercado automotivo do mundo, onde uma classe média em rápido crescimento está impulsionando as vendas de veículos.
De acordo com fontes, a nova planta está planejada para o estado de Maharashtra, no oeste do país, e espera-se que sua capacidade de produção inicial seja de aproximadamente 100 mil veículos por ano, com planos de ampliação ao longo do tempo.
A Toyota assinou um memorando com o governo estadual no ano passado e está atualmente finalizando detalhes que incluem o cronograma de construção e os modelos de veículos que pretende fabricar.
Artigos relacionados
Essa nova instalação seguirá a construção contínua de uma terceira planta da Toyota perto de Bengaluru, no estado de Karnataka, que deverá iniciar operações em 2026.
Índia está vivenciando um crescimento econômico robusto
A empresa está investindo 33 bilhões de rúpias (¥56 bilhões, ou US$376 milhões) em sua terceira instalação. Uma vez operacional, as três plantas existentes da Toyota na Índia devem ter uma capacidade de produção combinada superior a 400 mil unidades anualmente.
Agora, o país mais populoso do mundo, a Índia está vivenciando um crescimento econômico robusto e a ascensão de uma classse média próspera está alimentando a demanda por veículos de passageiros.
Em resposta, a Toyota fez parceria com a líder de mercado indiana Suzuki Motor para aumentar sua linha de SUVs populares e modelos híbridos.







