
Vulcão Krasheninnikov entra em erupção e alerta autoridades (imagem ilustrativa/PM)
Um vulcão na Rússia entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos e pode estar ligado a um recente grande terremoto no leste do país.
O vulcão Krasheninnikov entrou em atividade no sábado (2), próximo ao epicentro do terremoto de magnitude 8,8, que gerou alertas de tsunami para o Japão, partes dos EUA e as Filipinas em 30 de julho.
Olga Girina, chefe da equipe de resposta a erupções vulcânicas de Kamchatka (KVERT), disse à agência de notícias estatal RIA que “esta é a primeira erupção histórica do vulcão Krasheninnikov em 600 anos”.
Artigos relacionados
Segundo a RIA, Girina sugere que a erupção pode estar ligada ao terremoto registrado em Kamchatka.
No canal Telegram do Instituto de Vulcanologia e Sismologia, Girina afirmou que a última efusão de lava de Krasheninnikov ocorreu dentro de 40 anos após 1463, e nenhuma erupção foi registrada desde então.
O ramo de Kamchatka do ministério russo para serviços de emergência informou que uma coluna de cinzas subiu até 6 mil metros após a erupção do vulcão.
O próprio vulcão tem altura de 1.856m. “A nuvem de cinzas deslocou-se para o leste, em direção ao Oceano Pacífico. Não há áreas povoadas em seu caminho”, disse o ministério no Telegram.
Fonte: The Independent







