Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão enfrenta 16º ano de declínio populacional

| Sociedade

Pesquisa revela que população japonesa diminuiu em 908 mil pessoas em 2024. Aumento de residentes estrangeiros é recorde, mas não impede a queda geral da população no país.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
populacao 6 ago 2025 destaque

Cresce número de estrangeiros no Japão, enquanto população nativa diminui (ilustrativa/banco de imagens)

De acordo com dados divulgados pelo governo na quarta-feira (6), o número de cidadãos japoneses em 2024 caiu cerca de 908 mil em relação ao ano anterior, chegando a 120.653.227 pessoas, marcando o 16º ano consecutivo de declínio e a maior queda desde que a pesquisa atual começou em 1968.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Os novos números surgem em um momento em que os formuladores de políticas continuam a lutar para reverter a queda nas taxas de natalidade e a despovoação regional, enquanto a ansiedade sobre o número recorde de residentes estrangeiros leva alguns eleitores a se voltarem para partidos da oposição que exibem slogans como ‘Primeiro os Japoneses‘.

Em 1º de janeiro de 2025, a população, incluindo residentes estrangeiros, era de 124.330.690, uma diminuição de cerca de 554 mil, segundo uma pesquisa demográfica do Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Número de japoneses diminuiu, mas de estrangeiros aumenta

Embora o número de japoneses tenha diminuído, o total de residentes estrangeiros continua a crescer, atingindo um recorde de 3.677.463 pessoas desde sua inclusão na pesquisa de 2013. O número de estrangeiros aumentou em 354.089, ou 10,65 por cento.

Por província, Hokkaido, teve o maior aumento de residentes estrangeiros, com 19,57 por cento.

Cerca de 85,77 por cento dos residentes estrangeiros estão em idade de trabalho, muitos preenchendo as lacunas de mão de obra deixadas pela população nativa em declínio.

Com o aumento do custo de vida e preocupações sobre abusos ao sistema por alguns residentes estrangeiros, partidos que prometem limitar sua entrada, como o Sanseito, ganharam maior apoio na eleição de julho para a Câmara dos Conselheiros.

Entre os japoneses, os nascimentos em 2024 foram um recorde baixo de 687.689 e foram eclipsados pelas 1,59 milhão de mortes registradas, outro recorde.

Províncias com as maiores quedas na população nativa

As províncias de Akita e Aomori, no nordeste do Japão, apresentaram as maiores quedas na população nativa, em 1,91 por cento e 1,72 por cento, respectivamente, seguidas por Kochi, no oeste do Japão, com 1,71 por cento. O declínio nacional total foi de 0,75 por cento.

Tóquio foi a única área a registrar um aumento na população nativa japonesa, com 0,13 por cento, devido ao alto influxo de pessoas para a capital. Ao incluir residentes estrangeiros, a população geral aumentou apenas em Tóquio e na vizinha província de Chiba.

Por faixa etária, pessoas com 65 anos ou mais representaram 29,58 por cento da população japonesa, enquanto as de 15 a 64 anos foram cerca de 59,04 por cento, ambos pequenos aumentos em relação ao ano anterior.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo