
Área onde poderá ocorrer o temido terremoto Nankai Trough (FNN)
O dia 8 marca um ano desde a emissão do Aviso de Emergência para Terremoto Nankai Trough, ou “Aviso de Megaterremoto“.
Com base nas lições aprendidas no ano passado, o governo nacional revisou e publicou diretrizes que descrevem as respostas que os governos locais e as empresas devem adotar quando um aviso de emergência for emitido.
O Gabinete publicou uma versão revisada das diretrizes que descrevem as respostas que os moradores, governos locais e empresas devem tomar quando um aviso de emergência para o Terremoto de Nankai Trough for emitido. Isso se deve à confusão que surgiu quando o primeiro foi emitido há um ano, o que afetou as operações ferroviárias e a realização de eventos.
Artigos relacionados
3 avisos de emergência para situações diferentes

À esq. resumo dos 3 tipos de avisos de emergência (FNN)
Se um terremoto de magnitude 6,8 ou superior ou movimentos anormais na crosta terrestre forem observados na zona focal prevista de um megaterremoto, será emitido um Aviso de Emergência sob Investigação [地震臨時情報 (調査中)], o qual pode ser lido e ouvido como jishin rinji jouhou chosa chuu.
Se um comitê de avaliação de especialistas posteriormente avaliar a ocorrência de um terremoto de magnitude 8, por exemplo, o aviso de emergência mudará para Vigilância ao Megaterromoto (巨大地震警戒, kyodai jihin keikai), indicando uma probabilidade de ocorrência de um terremoto de larga escala subsequente.
Por outro lado, se a magnitude do terremoto for determinada entre 7 e 8, será emitido um Aviso de Terremoto de Grande Porte (巨大地震注意, kyodai jishin chuui).
A questão surgiu na descrição das Diretrizes de Resposta para Prevenção de Desastres de Terremotos na Falha de Nankai, referente ao “Alerta de Terremoto de Grande Porte“.
Motivo da atualização das diretrizes

Previsão da altura do tsunami no caso do megaterremoto (FNN)
No ano passado, quando ocorreu um forte terremoto no Mar Hyuga-Nada, foi emitido um Aviso de Terremoto de Grande Porte apenas, sem mais informações. Foi nessa ocasião que o problema ficou evidente.
Algumas empresas ferroviárias responderam voluntariamente suspendendo os serviços ou reduzindo a velocidade dos trens, enquanto algumas empresas e governos locais cancelaram eventos.
No entanto, nas Diretrizes de Resposta à Prevenção de Desastres não especificavam as ações que todos deveriam tomar diante desse alerta, resultando em ações inconsistentes e confusas.
Esse foi o motivo para o Gabinete revisar as Diretrizes de Resposta à Prevenção de Desastres para os Alertas de Emergência do Terremoto de Nankai Trough.
Fontes: NHK e FNN







