Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Polícia japonesa divulga dados sobre acidentes com motoristas estrangeiros

| Sociedade

Dados da ANP indicam crescimento nos acidentes de trânsito envolvendo estrangeiros no Japão. Em resposta, o país planeja aumentar o rigor nos testes para conversão de carteiras de motorista.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
motorista 10 ago 2025 destaque

Japão endurece conversão de carteira após aumento de acidentes (imagem ilustrativa/PM)

A Agência Nacional de Polícia (ANP) do Japão divulgou dados inéditos sobre acidentes de trânsito resultantes em mortes ou lesões graves causados por motoristas estrangeiros, pouco após anunciar que as regras para a conversão de habilitações estrangeiras para japonesas seriam endurecidas.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Segundo os dados divulgados no final de julho, acidentes causados por motoristas estrangeiros corresponderam a 2,1% do total na primeira metade deste ano, um aumento em relação aos 1,9% do ano anterior e 1,1% em 2015.

Entre os 258 acidentes reportados, 84,5% envolveram titulares de habilitações japonesas, seguidos por 6,2% com licenças internacionais e 1,9% com habilitações emitidas por países estrangeiros.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Testes mais rigorosos

No entanto, os portadores de habilitações japonesas provavelmente incluem aqueles que transferiram suas habilitações de outros países para as japonesas, um procedimento que foi criticado por alguns legisladores por ser “muito fácil”.

No mês passado, a ANP anunciou planos para tornar os testes de conversão de habilitações estrangeiras mais rigorosos, aumentando significativamente o número de questões.

O número de acidentes envolvendo motoristas estrangeiros diminuiu desde 2005, mas voltou a subir nos últimos anos, de acordo com a agência.

O aumento nos dados ocorre em meio ao crescimento da população estrangeira do Japão.

Por nacionalidade:

  • sul-coreanos, norte-coreanos e chineses representaram 51 casos, ou 19,8% do total
  • vietnamitas com 31 casos, ou 12%
  • brasileiros com 25 casos, ou 9,7%
Fonte: JT


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo