
Agência Meteorológica do Japão emite alerta de emergência para Kumamoto devido a chuvas intensas (NHK)
Atualização às 16h35 de 11 de agosto de 2025⇓⇓⇓
Aviso de chuva intensa ainda em vigor na província de Kumamoto
A AMJ rebaixou o alerta de emergência de chuva para 7 municípios na província de Kumamoto para alerta de chuva pesada ou aviso, entretanto, ela ainda pede que as pessoas tenham cuidado com deslizamentos, inundações e transbordamento de rios.
A Agência Meteorológica do Japão emitiu um alerta de emergência devido a chuvas intensas para seis municípios na província de Kumamoto, localizada no sudoeste do país, e pede que as as pessoas tomem medidas para se protegerem.
Artigos relacionados
O município de Kumamoto recebeu o mais alto aviso de chuvas intensas na escala de cinco níveis na manhã desta segunda-feira (11), abrangendo as cidades de Tamana, Yatsushiro, Uki e Kamiamakusa, além de Nagasu e Hikawa.
É altamente provável que desastres relacionados a chuvas, como inundações e deslizamentos de terra, já tenham ocorrido na área.
A agência afirma que o ar quente e úmido, fluindo para uma frente, está trazendo chuvas recordes para as províncias de Kumamoto e Nagasaki.
O risco de deslizamentos de terra aumentou consideravelmente nestas áreas, bem como nas províncias de Fukuoka, Saga, Oita, Yamaguchi, assim como em Quioto, Ishikawa e Niigata.
Alertas de deslizamentos foram emitidos para algumas regiões dentro dessas províncias. A chuva forte pode continuar durante toda a tarde desta segunda-feira.
Chuvas extremamente fortes podem continuar na região de Kyushu
A AMJ alerta que faixas de nuvens de chuvas intensas podem se desenvolver até a tarde de segunda-feira sobre a província de Kumamoto e também sobre as de Fukuoka, Saga, Nagasaki, Oita e Miyazaki até o meio-dia de hoje.
Um sistema de baixa pressão perto da região de Kyushu deve se aproximar da região de Hokuriku ao longo da noite desta segunda-feira.
Uma frente irá persistir em áreas desde o lado do Mar do Japão no oeste do arquipélago até a região norte de Tohoku até terça-feira (12).
A chuva, provavelmente, se intensificará no leste e norte do Japão
Nas 24 horas que antecedem a manhã de terça-feira, espera-se até 250mm de chuva no norte de Kyushu, até 200mm nas regiões de Tokai e Shikoku, até 180mm na região de Kinki, até 150mm na região de Kanto-Koshin e até 120mm no sul de Kyushu e na região de Hokuriku.
As pessoas no norte e sul de Kyushu, bem como na província de Yamaguchi, são aconselhadas a estar atentas a deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, aumento dos níveis dos rios e transbordamento de rios.
Os moradores de Kumamoto são solicitados a fazer tudo o que puderem para se proteger, já que é altamente provável que desastres graves já tenham ocorrido na região.
As pessoas no leste e norte do Japão também são aconselhadas a ficarem vigilantes quanto a deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, altos níveis de rios e rios transbordando.
Fonte: NHK







