Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Mercado japonês importa mais bananas do Vietnã

| Sociedade

Importações de bananas vietnamitas no Japão disparam em 2024, ameaçando o domínio das Filipinas. Crescimento impulsionado por preços competitivos e alta qualidade.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
bananas 11 ago 2025 destaque

Japão aumenta importação de bananas do Vietnã (imagem ilustrativa/PM)

As bananas do Vietnã estão ganhando espaço nas prateleiras dos supermercados japoneses, enquanto o fornecimento das Filipinas, tradicional líder do setor, apresenta uma queda.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

Dados das estatísticas comerciais japonesas revelam que as importações de bananas vietnamitas dispararam para 33 mil toneladas em 2024, quase 14 vezes mais do que em 2019, elevando a fatia de mercado do Vietnã no Japão de 0,2% para 3,2%, segundo o Nikkei Asia.

Em julho de 2025, as exportações de bananas vietnamitas para a região de Tóquio mais do que dobraram em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Ameaça a longa hegemonia das bananas filipinas

Embora as bananas vietnamitas ainda representem uma pequena fração das importações totais do Japão, este crescimento ameaça a longa hegemonia das bananas filipinas, cuja participação no mercado caiu para cerca de 75% no ano passado, em comparação com 90% no início dos anos 2010.

Atualmente, o Vietnã ocupa a terceira posição em volume de envios para o Japão, atrás apenas das Filipinas e do Equador.

Especialistas da indústria apontam que o crescimento rápido do Vietnã se deve a preços competitivos e à qualidade elevada. Uma rede de supermercados vende bananas vietnamitas por cerca de 10% menos que as variedades filipinas.

“O Vietnã começou a cultivar bananas relativamente recente, então doenças ainda não se espalharam e a qualidade é alta”, comentou um representante de um atacadista de produtos agrícolas.

Fonte: VN Express


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo