
Centro de pesquisa explica que cebolas marrons podem estar com ‘podridão de escamas’, doença bacteriana comum em anos de chuva intensa (imagem ilustrativa/PM)
As cebolas são um vegetal básico na culinária caseira, mas você alguma vez já percebeu que elas ficam marrons por dentro ao cortá-las?
Segundo um especialista japonês, isso pode ser devido à “podridão de escamas”, uma doença que causa a deterioração das camadas internas da cebola.
O Centro de Tecnologia para Agricultura, Florestas e Pesca da Prefeitura de Hyogo explica que a podridão de escamas é causada por bactérias presentes no solo.
Artigos relacionados
A doença é observada com mais frequência em anos com clima irregular
Acredita-se que as bactérias entrem através de cortes no caule da cebola que entram em contato com o solo. Essa doença é observada com mais frequência em anos com clima irregular, como chuvas intensas.
Se a podridão estiver avançada, é possível identificá-la pelo suco que escorre do topo da cebola. No entanto, caso a podridão seja leve, pode ser difícil detectá-la do lado de fora.
Pode-se consumir a cebola nessa condição?
Embora controles rigorosos sejam implementados durante a produção e o envio, a doença pode continuar a se desenvolver durante o armazenamento após a colheita ou em casa.
Mesmo que a podridão esteja presente, um representante do centro afirma que “pode-se consumir a cebola se as camadas descoloridas ou apodrecidas forem removidas”.
No entanto, além das bactérias patogênicas que causam a deterioração, diversos micro-organismos secundários também podem proliferar, por isso, segundo o especialista, “se a podridão for severa, é melhor descartar a cebola”.
Existe risco de intoxicação alimentar ao consumir uma cebola podre?
O risco é baixo se apenas uma pequena quantidade for consumida ou se a cebola for cozida, mas comer crua pode apresentar risco de intoxicação alimentar, portanto, é aconselhável ter cautela.
Para armazenamento em casa:
- Mantenha as cebolas em um local bem ventilado, fora da luz solar direta, como embaixo de beirais
- Evite selá-las em sacos plásticos ou outros recipientes herméticos, onde a condensação pode ocorrer, incentivando o crescimento bacteriano
- Cebolas descascadas devem ser armazenadas na geladeira, e cebolas picadas podem ser congeladas
- Independentemente do método de armazenamento, o ideal é utilizá-las o mais rápido possível
Fonte: Mainichi







