
Escalador é arrastado por urso no Japão; buscas em andamento (imagem ilustrativa/PM)
Policiais na província de Hokkaido relataram que receberam uma chamada na quinta-feira (14) informando que um escalador foi atacado por um urso no Monte Rausu.
Um homem ligou para a polícia por volta das 11h10, dizendo que um urso havia atacado seu amigo e o arrastado para longe. O comunicante foi resgatado, mas a condição do amigo ainda é desconhecida. Ambos os escaladores têm na faixa dos 20 anos.
O monte de 1.661 metros de altura, localizado na Península de Shiretoko, no leste de Hokkaido, é conhecido como habitat de ursos-pardos. As autoridades locais realizaram buscas aéreas pelo escalador desaparecido.
Artigos relacionados
Pelo menos 40 pessoas haviam apresentado planos de escalada para o Monte Rausu naquele dia. Até por volta das 15h, helicópteros evacuaram cerca de 10 escaladores que buscaram abrigo em plataformas de observação e outros locais na montanha.
O Monte Rausu fica na fronteira das cidades de Rausu e Shari, sendo parte do local de Patrimônio Mundial Natural da UNESCO, Shiretoko. A montanha atrai muitos escaladores durante o verão.
Após o ataque, as autoridades florestais locais fecharam as rotas de escalada. A Fundação para a Natureza de Shiretoko relatou uma série de avistamentos de ursos se aproximando de escaladores desde julho.
Na terça-feira (12), um escalador teve um encontro próximo com um urso e foi seguido por vários minutos, mesmo após usar spray repelente contra o animal.
A fundação recomenda fortemente carregar spray repelente ao entrar nas montanhas. Eles aconselham que, ao encontrar um urso, os escaladores devem evitar provocá-lo e recuar lentamente para manter a distância.
Fonte: NHK







