
WhatsApp alega que a Rússia quer bloquear o acesso de mais de 100 milhões de russos ao serviço devido à criptografia de ponta a ponta que impede a vigilância governamental (imagem ilustrativa/PM)
O WhatsApp afirmou que a Rússia está tentando bloquear seus serviços porque o aplicativo de mensagens, pertencente à Meta Platforms, oferece às pessoas o direito à comunicação segura.
Em uma declaração, a empresa prometeu continuar tentando tornar os serviços criptografados disponíveis na Rússia.
A Rússia começou a restringir algumas chamadas no Telegram e no WhatsApp, acusando as plataformas estrangeiras de não compartilharem informações com as autoridades em casos de fraude e terrorismo.
Artigos relacionados
“O WhatsApp é privado, criptografado de ponta a ponta, e resiste às tentativas do governo de violar o direito das pessoas à comunicação segura, por isso a Rússia está tentando bloqueá-lo para mais de 100 milhões de russos”, afirmou o WhatsApp em um comunicado.
“Continuaremos fazendo tudo o que pudermos para disponibilizar a comunicação criptografada de ponta a ponta para as pessoas em todos os lugares, inclusive na Rússia”.
A Rússia vem se chocando com plataformas tecnológicas estrangeiras há vários anos sobre conteúdo e armazenamento de dados, em uma disputa crescente que se intensificou após Moscou enviar seu exército para a Ucrânia em fevereiro de 2022.
Críticos alegam que a Rússia está tentando expandir seu controle sobre o espaço da internet no país.
Fonte: ST







