
Aumento no preço do Mounjaro visa reduzir custos nos EUA (ilustrativa/banco de imagens)
O custo do medicamento para perda de peso Mounjaro no Reino Unido verá um aumento de até 170%, conforme anunciou sua fabricante norte-americana, Eli Lilly, em uma tentativa orquestrada pela Casa Branca para impulsionar aumentos de preços no exterior e, assim, reduzir os custos para os americanos.
A nova tabela de preços, comunicada pela Eli Lilly na quinta-feira (14), também se aplica ao medicamento para diabetes tipo 2 da empresa que tem o mesmo nome.
O preço para um suprimento mensal da dose mais alta do medicamento aumentará de £122 para £330, conforme informado pela empresa, com a implementação prevista para o próximo mês.
Artigos relacionados
Contudo, o preço mais elevado não afetará aqueles que recebem o medicamento através do NHS (Serviço Nacional de Saúde), que possui um acordo separado, mencionou um porta-voz da Lilly.
A farmacêutica dos EUA afirmou que, ao lançar o Mounjaro no Reino Unido, concordou com um preço de tabela “significativamente abaixo” daquele de seus três outros mercados europeus, em uma tentativa de prevenir atrasos na disponibilidade através do NHS.
“Agora estamos alinhando o preço de tabela de forma mais consistente”, declarou a Lilly.
A decisão da Lilly ocorre enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, faz campanha para reduzir os preços domésticos, incentivando ao mesmo tempo aumentos de preços no exterior.
Os EUA pagam mais por medicamentos prescritos do que qualquer outro país, frequentemente quase três vezes mais do que outras nações desenvolvidas.
Trump diz querer reduzir essa diferença para impedir que os americanos sejam “enganados”.
Fonte: Sky News







