
A noite em que se reuniram para uma comemoração (Pol. Prov. Chiba via ANN)
Conhecida como bosozoku, a trupe com suas motos barulhentas e direção errática, teve 57 pessoas encaminhadas ao Ministério Público, de uma só vez, informou a polícia de Chiba, na terça-feira (19).
Os 57 bosozoku têm idade entre 14 e 20 anos, de ambos os sexos, residentes em Chiba, Tóquio, Saitama e outras províncias, e são suspeitos de direção errática e perigosa com suas 37 motos, em 9 de junho do ano passado, perto do Makuhari Messe, na cidade de Chiba (província homônima).
Nessa ocasião, teriam cometido uma série de violações à Lei do Trânsito. Além disso, dessa gangue de bosozoku, 20 deles, de ambos os sexos, entre 16 e 20 anos, também são suspeitos de dirigir sem carteira.
Artigos relacionados
Um deles, residente na província de Chiba, conseguiu reunir um grande grupo, através de publicações nas redes sociais, convidando-os para comemorar seu aniversário.
Alguns deles teriam dito coisas em comum, como por exemplo de que “foi divertido”, admitindo o que fizeram.
Para identificar cada um deles, a equipe da polícia analisou as imagens das câmeras de monitoramento, cruzando com as informações obtidas nas redes sociais. Foi um trabalho extenso, que levou mais de um ano, explicou.
A polícia acha que ainda há mais participantes, por isso continua a investigação.
Quem são os bosozoku?
Bosozoku (暴走族) ou trupe da fuga, na tradução ao pé da letra, se refere à uma das subculturas do Japão, de grupos de jovens que se sentem diferentes da sociedade, com ar rebelde.
Usam roupas diferentes, motos personalizadas e barulhentas, fazendo manobras arriscadas e se divertindo em nome da adrenalina, pois muitas vezes tiram uma onda da polícia descumprindo as leis. Como por exemplo, andam sem capacete, cometem excesso de velocidade, fecham carros ou ultrapassam faróis vermelhos.
Essas gangues tiveram seu auge até a década de 1990, mas ainda restam algumas.
Fontes: ANN e NHK







