
Queda nas exportações para EUA e China pressiona Japão (imagem ilustrativa/PM)
As exportações do Japão caíram pelo terceiro mês consecutivo em julho, conforme revelaram dados do governo nesta quarta-feira (20).
A persistência das tarifas impostas pelos Estados Unidos continua a pressionar os fabricantes, levantando preocupações sobre o futuro da economia japonesa, fortemente dependente de exportações.
Esse resultado segue um crescimento surpreendentemente forte do Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre de abril a junho, conforme dados separados mostrados na semana passada, sustentado por exportações e gastos de capital inesperadamente resilientes.
Artigos relacionados
No entanto, o valor total das exportações da quarta maior economia do mundo diminuiu 2,6% em julho em relação ao ano anterior, superando uma previsão mediana de mercado de uma queda de 2,1%, após uma queda de 0,5% em junho.
As exportações para os Estados Unidos em julho caíram 10,1% em relação ao ano anterior, enquanto as para a China diminuíram 3,5%, segundo os dados.
As importações em julho diminuíram 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, em comparação com as previsões de mercado para uma queda de 10,4%.
Como consequência, o Japão registrou um déficit de ¥117,5 bilhões em julho, comparado a uma previsão de um superávit de ¥196,2 bilhões.
Fonte: CNA







