
À esq. o chef brasileiro no pódio (divulgação)
Chefs de sushi de diversos países do mundo se reuniram para a maior competição que acontece no Japão, a World Sushi Cup 2025 (Copa Mundial do Sushi), dentro da programação do 27.º Japan International Seafood Show, patrocinado pela Associação de Pesca do Japão.
Essa competição foi realizada em 21 e 22 de agosto em Tóquio, onde os quesitos de gestão de higiene do sushi, bem como as técnicas de preparo, determinaram o melhor chef do mundo.
No seu 12.º ano, a Copa Mundial do Sushi reuniu 24 chefs de 17 países e regiões. O Brasil foi representado por 5 chefs. Na quinta-feira (21) foi realizada a preliminar – Competição Aberta de Edomaezushi. Os candidatos foram avaliados nos aspectos da preparação, sashimi e nigiri.
Artigos relacionados
Os 15 melhores avançaram para a final – Competição Aberta de Sushi Criativo – realizada no dia seguinte. Os chefs foram avaliados em todos os quesitos, não apenas de higiene e técnicas, mas também em suas habilidades gerais, incluindo criatividade.

O sushi criativo eleito em 1.º lugar (divulgação)
Após criarem seus sushis originais com base em um tema escolhido por eles mesmos, os participantes apresentaram suas criações e passaram pelo crivo da degustação.
Três chefs de sushi no pódio
O vencedor foi Airis Zapasnikas, da Lituânia. “Esta é a minha segunda participação na competição e fiquei impressionado por estar cercado por competidores tão incríveis. Acredito que existam muitos chefs melhores do que eu. Sou grato aos jurados por me escolherem. É claro que houve muitos desafios ao participar da competição, mas também me inspirei muito. Por fim, gostaria de agradecer a todos os maravilhosos chefs pela oportunidade de conhecê-los”, disse o chef lituano.

Cozinha onde os chefs prepararam seus sushis (divulgação)
Em segundo lugar levou o troféu o romeno Sorin Zaharia, que obteve o 1.º lugar no Edomaezushi.
O troféu de terceiro lugar foi para o chef brasileiro Valter José dos Santos. Ele postou um vídeo no Instagram dizendo que “estou muito feliz por ter conquistado este título para o Akira, meus funcionários e pro Brasil, principalmente pro Nordeste”.
Não foi seu primeiro título, pois em 2018 também recebeu o troféu de 3.º lugar. Ele tem seu próprio restaurante, o Akira, em Jaboatão dos Guararapes (PE).
Assista ao vídeo dele no Instagram.
Fonte: divulgação







