
Japão e Índia aprofundam laços em segurança e economia (imagem ilustrativa/PM)
O primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba anunciará, durante uma reunião com seu homólogo indiano, Narendra Modi, em Tóquio na sexta-feira (29), que o Japão visa ¥10 trilhões em investimentos privados na Índia ao longo dos próximos dez anos, de acordo com fontes informadas.
Escalados para concordar na revisão de uma declaração conjunta bilateral de cooperação em segurança pela primeira vez em 17 anos, os dois líderes também planejam criar uma nova iniciativa de segurança econômica destinada a aprofundar a cooperação Japão-Índia em minerais críticos e inteligência artificial, segundo as fontes divulgaram na terça-feira (26).
Modi deve visitar o Japão por dois dias a partir de sexta-feira como parte de uma “diplomacia de ponte aérea” entre Japão e Índia, ou visitas mútuas dos líderes de cada país. Esta será a primeira visita de Modi à nação do leste asiático desde maio de 2023.
Artigos relacionados
Em 2022, o então primeiro-ministro japonês Fumio Kishida anunciou que seu país faria investimentos privados no valor de ¥5 trilhões na Índia ao longo de cinco anos.
Com o novo objetivo, Ishiba espera encorajar mais investimentos de empresas japonesas, capitalizando no crescimento econômico indiano.
Fonte: Nippon







