
Bancos de areia em Toyokawa (CTV)
Com dias de calor contínuo e estiagem, os rios da região Tokai estão com faixas de areia, com risco de racionamento de água e o turismo afetado em pleno verão.
De acordo com o governo da província de Aichi, a taxa média de armazenamento de água do Canal de Irrigação de Toyokawa como um todo é de cerca de 54% para esta época do ano, mas na quinta-feira (28) chegou a cair para 40,8%.
Na Represa de Ure, na cidade de Shinshiro, em particular, a taxa de armazenamento de água caiu significativamente para 24,5%.
Artigos relacionados
Em resposta a essa situação, um Conselho de Conservação de Água, composto pelo governo de Aichi e organizações que administram a água agrícola, reuniu-se na quinta-feira. O conselho decidiu implementar uma medida de racionamento de água, de 5%, a partir das 9h de sexta-feira (29) em relação ao fornecimento agrícola, municipal e industrial. Essa medida abrange a região Mikawa, ou seja, cidades como Toyohashi, Okazaki e outras.
Esse racionamento de água não afetará as residências. No entanto, se a taxa de armazenamento de água cair ainda mais, existe a possibilidade de que ocorram alguns impactos, como a redução da pressão da água.
Turismo e lazer afetados com seca nos rios

Passeio ascético em Mie cancelado pela estiagem (arquivo/Tokai TV)
Os efeitos da falta de chuva na região Tokai, estão afetando o turismo e o lazer. O nível da água do Rio Isuzu, perto do Grande Santuário de Ise (Mie), agora está tão baixo que o leito do rio está visível. O turismo na província de Mie está sendo afetado, com passeios ascéticos – de quem gosta de se banhar pela vida contemplativa ou espiritual – em cachoeiras sendo cancelados.
Na cidade de Ise, o índice pluviométrico foi de 416 mm em agosto do ano passado, mas até quinta-feira (28), foi de apenas 23 mm de chuva.
O nível da água no Rio Nagara (Nagaragawa), na cidade de Gifu (província homônima), também está reduzido. Comparando imagens de julho deste ano e de quinta-feira, se pode ver as extensas faixas de areia no leito, como “praias”.
Esses bancos de areia poderão afetar o Nagaragawa Ukai. A pesca de corvos-marinhos no Rio Nagara é uma tradição na cidade de Gifu, com mais de 1,3 mil anos de história. Se o nível da água continuar a cair, esses bancos de areia podem trazer risco à navegação, dificultando os barcos zarparem, afetando o turismo.
As Cataratas Akame Shijuhachi (Akame 48 Falls) são uma atração turística na cidade de Nabari (Mie). São consideradas uma das 100 melhores cachoeiras do Japão. Entre elas, as cascatas Akame Gobaku, Fudo e Senju, são particularmente famosas, mas a falta de chuva está afetando o local, pois as cascatas estão com pouca água.
Os populares passeios ascéticos às cachoeiras – pessoas que vão se banhar para purificação – foram cancelados, embora tenha sido uma decisão difícil. Dependendo do clima em setembro, poderão ser retomados.

Bancos de areia no Rio Nagara na cidade de Gifu (Tokai TV)
Fontes: Tokai TV, Nagoya TV e CTV







