
Bondinho descarrilado (@vsanchezbanos do X)
Um acidente com o Elevador da Glória, bondinho que circula pelas ruas de Lisboa, em Portugal, causou a morte de 16 pessoas. Em razão da tragédia, o governo português decretou um dia de luto nacional na quinta-feira (4).
O acidente ocorreu por volta das 18h de quarta-feira (3), horário local, na Calçada da Glória, pelo descarrilamento e, além das vítimas mortas, deixou 18 feridos, incluindo uma criança e uma gestante.
“Esta é uma das maiores tragédias humanas da nossa história recente”, diz o primeiro-ministro Luís Montenegro.
Artigos relacionados
As causas do acidente com o bondinho ainda estão sendo apuradas. O Ministério Público português informou que abriu um inquérito para investigar os motivos do acidente. Teria sido causado por um cabo que se soltou. As autoridades suspeitam de falha nos freios. O bondinho, com lotação esgotada, leva mais de 40 pessoas.
Turistas estrangeiros vítimas fatais do acidente com bondinho
Segundo as mídias internacionais, havia estrangeiros, pois o bondinho é muito procurado pelos turistas. Mas, nenhum brasileiro ou japonês foi envolvido no acidente.
De acordo com a Agência Lusa, a Unidade de Gestão de Crises do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) informou que não estão confirmadas as nacionalidades das vítimas, mas que entre elas “há vários sobrenomes estrangeiros“, além de portugueses.
Mais tarde foi divulgado que entre as vítimas do acidente com o bondinho estão 11 estrangeiros: dois alemães, dois espanhóis, além de cidadãos da França, Itália, Suíça, Canadá, Coreia do Sul, Marrocos e Cabo Verde. Dentre os feridos há pessoas em estado grave.
Veja as cenas chocantes no post.
🚨 Portugal | The derailment of the Elevador da Glória, one of the main tourist funiculars in the center of Lisbon, caused the death of at least 15 people and 18 injured.
Source: @ztatianarh pic.twitter.com/pTUFhOsqEh
— VOZ (@Voz_US) September 3, 2025
Fontes: Agência Brasil, RTP e DW







