
Lua vermelho-cobre vista sobre a Tokyo Skytree, às 3h44, em Sumida-ku, Tóquio (鈴木竜三/Yomiuri)
Nas primeiras horas de segunda-feira (8) a Lua cheia brilhou em um tom avermelhado enquanto foi obscurecida pela sombra da Terra, encantando as pessoas que a observavam no céu do Japão.
Esse eclipse lunar total pôde ser visto no Japão pela primeira vez em quase 3 anos, desde novembro de 2022.
Um eclipse lunar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham em linha reta, obscurecendo completamente a Lua cheia na sombra da Terra.
Artigos relacionados
De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, a Lua no céu sudoeste começou a parecer minguante por volta da 1h27 de segunda-feira e, por volta das 2h30, a Lua inteira entrou na sombra da Terra, criando um eclipse lunar total.
Foi realizado um evento para observar esse fenômeno, desde a meia-noite e meia, do deck de observação no terraço do Shibuya Scramble Square, em Shibuya, Tóquio, em meio a um céu limpo e estrelado.
À medida que a Lua cheia minguava gradualmente e atingia um eclipse lunar total, observou-se que ela brilhava com uma cor preto-avermelhada distinta, conhecida como vermelho-cobre. Os participantes apreciaram o espetáculo astronômico observando através de telescópios e binóculos e tirando fotos.
“Foi fascinante ver a lua mudar de cor, ficando vermelha no momento em que era completamente eclipsada. Isso me fez sentir a grandiosidade do universo de perto”, disse um visitante na faixa dos 20 anos.
De acordo com o Observatório Astronômico Nacional do Japão, a próxima vez que ela poderá ser vista no país será na noite de Hinamatsuri (Festival das Meninas), 3 de março do ano que vem.
Assista ao vídeo completo para ver o encantador eclipse lunar. Tem fotos também.
Veja fotos belíssimas!
Fontes: NHK, Yomiuri e WeatherNews







