
Revisão do PIB japonês aponta crescimento de 2,2% no 2º trimestre, acima da estimativa inicial de 1% (imagem ilustrativa/PM)
O crescimento econômico do Japão foi revisado para cima, atingindo uma taxa anualizada de 2,2% no segundo trimestre (abril-junho), segundo dados divulgados pelo governo nesta segunda-feira (8).
O aumento foi impulsionado por um consumo privado mais robusto do que o inicialmente previsto, contrastando com a leitura preliminar de 1%.
O valor revisado do PIB real para o período representa o quinto trimestre consecutivo de crescimento. No entanto, observadores alertam que as tarifas mais altas impostas pelos Estados Unidos podem afetar a economia japonesa, que é fortemente dependente das exportações, no trimestre corrente e nos seguintes.
Artigos relacionados
O PIB real, ajustado pela inflação, registrou um crescimento de 0,5% em comparação com o trimestre anterior, superando a leitura preliminar de 0,3%, conforme divulgado pelo Escritório do Gabinete.
O consumo privado, representando mais da metade do PIB, aumentou 0,4% no período de abril a junho, uma revisão positiva frente aos 0,2% reportados inicialmente, impulsionado pelos gastos em restaurantes e software de jogos.
As exportações do Japão mantiveram um aumento de 2%, sem alteração em relação ao dado inicial, revelou o Escritório do Gabinete. Já o PIB nominal avançou a um ritmo anualizado de 6,6%, acima da leitura preliminar de 5,1%.
Fonte: Mainichi







