
Líder da Coreia do Norte (KNCA via NHK)
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, fez um discurso no 77º aniversário do Dia da Fundação Nacional, em 9 de setembro, enfatizando: “Ninguém pode minar o status absoluto e a segurança do nosso país”.
A mídia sul-coreana noticiou que isso era uma indicação de que a Coreia do Norte mantém seu status de potência nuclear e não abandonará seu programa nuclear.
A Televisão Central Coreana, estatal da Coreia do Norte, noticiou na quarta-feira (10) que foi realizado um evento comemorativo no Salão de Assembleias Mansudae, na capital, Pyongyang, no Dia da Fundação Nacional.
Artigos relacionados
“Saúdo os heróis que viverão para sempre na memória de nossa nação e também saúdo nossos soldados destacados em operações militares no exterior”, disse Kim Jong-un incentivando os soldados destacados na Rússia enquanto o país continua sua invasão militar à Ucrânia.
“Nossa grande conquista de construir uma nação forte se resume ao status especial que nosso país agora conquistou. Ninguém nem nada pode minar o status absoluto e a segurança do nosso país.”
A agência de notícias sul-coreana Yonhap News Agency (YNA) informou que isso foi uma reafirmação da insistência da Coreia do Norte de que é uma potência nuclear.
No dia 8, Kim Jong-un inspecionou um teste de combustão de um motor de combustível sólido de alta potência feito de fibra de carbono e outros materiais, enfatizando seu compromisso em avançar no desenvolvimento nuclear e de mísseis.
“A verdade é que o socialismo que escolhemos é o único caminho certo”, disse o líder, alegando que o país estabeleceu um sistema político poderoso e construiu grande força nacional.
O aniversário da fundação do país, em 9 de setembro de 1948, se deve ao avô do atual líder, Kim Il-sung, a parte comunista da Península Coreana.
Fontes: NHK e YNA







