
Agência Meteorológica do Japão adverte sobre chuvas fortes (ilustrativa/banco de imagens)
Chuvas torrenciais estão atingindo a região Shikoku, no oeste do Japão, na manhã desta quinta-feira (11). As condições atmosféricas estão muito instáveis em várias partes do país devido a uma frente de chuva outonal e outros fatores.
A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) informa que bandas de nuvens pesadas se desenvolveram sobre as províncias de Nagasaki e Kumamoto durante a madrugada de quarta-feira (10), trazendo precipitação intensa.
Precipitações superando 100mm foram registradas também na província de Gifu, no centro do Japão, até o amanhecer de quinta-feira. Nuvens de chuva densa cobriram as regiões de Shikoku, Hokuriku e Tohoku na manhã de quinta-feira. Um medidor registrou 53mm de chuva torrencial na cidade de Kami, em Kochi, em um período de uma hora até 7 da manhã.
Artigos relacionados
As fortes chuvas aumentaram significativamente o risco de deslizamentos de terra na província de Niigata, onde um alerta foi emitido para algumas partes da área.
A frente de chuva permanecerá quase estacionária nas próximas horas. As condições atmosféricas continuarão altamente instáveis em áreas de Kyushu a Tohoku até o final da noite.
Aguaceiros localizados são possíveis no oeste e leste do Japão.
Chuvas fortes também são esperadas em algumas partes de Hokkaido até o final da noite, devido a uma massa de ar frio e um cavado de baixa pressão.
Durante o período de 24 horas até a manhã de sexta-feira (12), a precipitação pode chegar a 180mm no sul de Kyushu, 120mm na região Kanto-Koshin e 100mm na região de Tokai.
As autoridades alertam para deslizamentos, inundações em áreas baixas e transbordamento de rios. As pessoas também devem ficar atentas para o risco de raios, rajadas súbitas de vento e granizo.
Fonte: NHK







