
Japão e Brasil lideram acordo para quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035 (imagem ilustrativa/PM)
Japão e Brasil concordaram em uma conferência internacional em promover combustíveis sustentáveis, com o objetivo de mais do que quadruplicar seu uso global anual até 2035.
Os governos dos dois países realizaram a primeira Reunião Ministerial sobre Combustíveis Sustentáveis na cidade de Osaka (província homônima) na segunda-feira (15).
O encontro contou com a presença de ministros de mais de 30 países da Europa, Ásia e outras regiões, além de representantes de organizações internacionais.
Artigos relacionados
O ministro da Indústria do Japão, Yoji Muto, que copresidiu a reunião, enfatizou que os esforços de cada nação, assim como a cooperação internacional e público-privada, são essenciais para expandir o uso dos combustíveis.
Os participantes discutiram maneiras de promover o uso de combustíveis que possam levar à descarbonização, como biocombustíveis e hidrogênio.
Foi confirmado que é importante expandir o uso de combustíveis sustentáveis para automóveis, incluindo motores híbridos. Também foi acordado que cada país deve tentar promover esses combustíveis com base em suas próprias circunstâncias.
Na segunda-feira, Japão e Brasil propuseram uma meta para aumentar o uso anual de combustíveis sustentáveis em mais de quatro vezes globalmente até 2035, reduzindo assim o uso de combustíveis fósseis.
Os resultados do encontro em Osaka devem ser apresentados na conferência de mudança climática COP30 da ONU, que será realizada no Brasil em novembro.
Fonte: NHK







