
Embarque de carros 0km para embarque (NHK)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu reduzir o tarifaço sobre os carros e outras importações do Japão para 15%, a partir de terça-feira (16).
Na segunda-feira (15), o governo Trump anunciou a publicação sobre o tarifaço ao Japão no Federal Register, na terça-feira, às 13h01 no horário de Tóquio.
De acordo com a determinação, os veículos das montadoras do Japão importados para os Estados Unidos, que anteriormente estavam sujeitos a uma tarifa adicional de 25%, além da tarifa anterior de 2,5%, serão reduzidos para 15%. O tarifaço sobre autopeças também será reduzido para 15%.
Artigos relacionados
Embora tenha sido um alívio para as montadoras e fabricantes, essa taxa ainda é maior do que a anterior, e os fabricantes terão que arcar com um ônus considerável.
O aviso também inclui disposições relativas a tarifas sobre uma ampla gama de produtos japoneses, como a de que nenhuma nova taxa será adicionada a itens com alíquotas existentes de 15% ou mais, e será aplicada retroativamente ao dia 7 do mês anterior, com base no acordo de reciprocidade entre os dois países.
Trump disse que reembolsará todos os valores que excederam essa alíquota de forma retroativa.
Fontes: NHK e JNN







