
Eleição no Japão: Koizumi é mais um na corrida (Wikimedia Commons)
O Ministro da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão, Shinjiro Koizumi, anunciou nesta terça-feira (16) sua intenção de concorrer à eleição presidencial do Partido Liberal Democrata (PLD) para escolher o sucessor do primeiro-ministro Shigeru Ishiba.
Falando em uma coletiva de imprensa após uma reunião de Gabinete, Koizumi confirmou que já havia informado seu grupo de apoio no fim de semana sobre seus planos de candidatura.
Koizumi enfatizou a importância da unidade do partido, dizendo que abordar questões que preocupam a população, incluindo o aumento dos preços, é a tarefa mais importante para o partido.
Artigos relacionados
Ele também revelou que o ministro das Finanças, Katsunobu Kato, que concorreu na eleição de liderança do ano passado, concordou em atuar como chefe de sua campanha, conforme reportado pela emissora nacional NHK.
A disputa para suceder Ishiba está se desenhando como uma corrida concorrida
O ex-ministro das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, declarou sua candidatura na semana passada.
Outros potenciais candidatos incluem o ex-Ministro da Segurança Econômica, Takayuki Kobayashi, o secretário-chefe de Gabinete, Yoshimasa Hayashi, e a ex-ministra da Segurança Econômica, Sanae Takaichi.
O PLD decidiu realizar sua próxima eleição de liderança em um formato completo, incluindo votos de parlamentares e membros do partido, no dia 4 de outubro.
Fonte: Asia and Pacific







