
Kiyomizu-dera com multidão de turistas estrangeiros (PM)
O Japão continua a bater recordes no turismo. No mês passado, o país recebeu cerca de 3,42 milhões de turistas estrangeiros, o maior número já registrado para o mês de agosto. Segundo a Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO), o volume representa um aumento de 16,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse fluxo intenso de visitantes estrangeiros tem um impacto direto no dia a dia. Os principais pontos turísticos estão superlotados, o que acaba desmotivando os moradores locais a fazerem passeios. Além da grande circulação de pessoas, a alta demanda também eleva o preço das diárias de hotéis.
Para ter uma ideia da dimensão desse fenômeno no Japão, imagine que toda a população de uma cidade inteira como Nagoia ou Osaka — ou até mesmo Brasília, a capital do Brasil — tivesse viajado para o Japão. Esse é o volume de pessoas que o país recebeu em apenas um mês, mostrando o quão expressivo é o número de visitantes do exterior.
Artigos relacionados
A tendência, inclusive, é de um crescimento ainda maior. Se prefere evitar multidões, vale a pena buscar destinos mais tranquilos e menos tradicionais para sua viagem.
De onde vêm tantos turistas ao Japão?
A China lidera o ranking de visitantes, com um aumento notável de 36,5% em comparação com o ano passado. A Coreia do Sul vem em segundo, com crescimento de 8%.

Gráfico de um ano mostra número de visitantes estrangeiros (NHK)
Outros países também contribuíram para a alta: os Estados Unidos registraram um aumento de 11,7% e o Canadá, de 9,8%. Com mais voos disponíveis, o número de turistas de Taiwan e Espanha também cresceu.
Shigeki Murata, comissário-geral da JNTO, resumiu o momento no Japão em uma coletiva de imprensa: “O turismo receptivo está em uma forte trajetória de crescimento. Continuaremos a realizar promoções estratégicas e a atrair ativamente visitantes para as áreas regionais”.
Fontes: NHK e NNN







