
Japão tem nova candidata a primeira-ministra: Sanae Takaichi, que promete ‘política forte’ (Wikimedia Commons)
Sanae Takaichi, uma conservadora conhecida por apoiar estímulos monetários agressivos e gastos fiscais, declarou sua intenção de concorrer à liderança do partido governante do Japão, o Partido Liberal Democrático (PLD).
A ex-ministra da Segurança Econômica disse nesta quinta-feira (18) que está entrando na disputa pela principal posição do PLD, acrescentando que planeja delinear seus objetivos políticos em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (19).
Caso vença a disputa, ela provavelmente se tornará a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê do Japão.
Artigos relacionados
“O que é necessário agora é uma política forte que possa superar as crises que o Japão enfrenta”, disse Takaichi aos repórteres. “Precisamos também de uma política estável.”
Takaichi entra na corrida pela liderança do PLD após os anúncios de outros candidatos, incluindo o ministro da Agricultura Shinjiro Koizumi e o chefe de Gabinete Yoshimasa Hayashi.
Uma pesquisa recente mostra que Koizumi e Takaichi são vistos como os principais favoritos na eleição.
Ao se candidatar ao cargo máximo, Takaichi oferece ao PLD uma forma de tentar reconquistar alguns dos eleitores mais à direita que migraram para o partido Sanseito na eleição da câmara alta em julho.
Ao mesmo tempo, suas fortes conexões com o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe e suas políticas de estímulo podem dar a impressão de que o partido está retornando ao passado, em vez de forjar um novo caminho.
A campanha será oficialmente iniciada na segunda-feira (21), com a votação marcada para o dia 4 de outubro.
Metade dos votos virá de parlamentares do PLD, enquanto a outra metade virá de cerca de um milhão de membros comuns do partido em todo o país.
Fonte: BLBG







