
Japão é visto como um centro de fabricação para empresas alemãs (imagem ilustrativa/PM)
Muitas empresas alemãs no Japão veem o país não apenas como um mercado de vendas, mas como um centro de fabricação para a Ásia, aponta uma pesquisa da Câmara Alemã de Comércio e Indústria no Japão (AHK Japan).
A estabilidade regulatória e a relativa acessibilidade operacional, devido à desvalorização do iene em relação ao euro, tornam o Japão uma escolha atraente para os fabricantes.
Além disso, a proximidade do Japão com outros grandes mercados asiáticos, incluindo o Sudeste Asiático e a China, também aumenta seu apelo.
Artigos relacionados
Mais de 700 empresas alemãs no Japão
Atualmente, existem cerca de 730 empresas alemãs no Japão, das quais 84 operam locais de produção ou montagem em 132 lugares.
No relatório divulgado na semana passada, 41% dos entrevistados disseram exportar produtos fabricados no Japão para a região da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), 38% enviam para a China, e 29% para a América do Norte.
“As empresas alemãs querem estar preparadas para mitigar quaisquer surpresas inesperadas”, disse Marcus Schurmann, CEO da AHK Japan, destacando que a turbulência global resultou em empresas buscando estabelecer plantas de produção no Japão e em outros países da Ásia.
Relação de longa data com o Japão
Muitos fabricantes alemães mantêm uma relação de longa data com o Japão, sendo que 76% das empresas pesquisadas têm produzido no país há mais de 20 anos. Destas, 57% disseram que planejam expandir ou já estão expandindo sua produção no Japão.
A proximidade com os clientes foi citada como um fator motivador na escolha do Japão (79%) como hub, enquanto 38% dos entrevistados citaram a estabilidade das cadeias de suprimentos.
Empresas alemãs transferem produção da China para o Japão
Uma pesquisa separada conduzida pela AHK Japan e pela KPMG no ano passado mostrou que 38% das empresas alemãs estavam transferindo suas instalações de produção da China para o Japão, com 94% dessas empresas valorizando a estabilidade econômica da terra do sol nascente.
“Em tempos de turbulência geopolítica e desafios econômicos, o Japão se mostra um porto seguro. Globalmente, o país continua alcançando pontuações altas, com uma forte reputação por sua confiabilidade”, resume o relatório.
Fonte: JT







