
Conglomerado japonês Itochu considera aumentar participação na CSN Mineração (ilustrativa/banco de imagens)
O conglomerado japonês Itochu Corporation está considerando adquirir uma participação adicional na CSN Mineração, a divisão de minério de ferro do grupo brasileiro CSN.
Jun Inomata, chefe do braço de metais e mineração da Itochu, visitou recentemente o Brasil e se reuniu com Benjamin Steinbruch, presidente e acionista controlador da CSN, para discutir um possível novo investimento na empresa.
No final de 2024, a Itochu adquiriu uma participação de 10,74% na CSN Mineração em um acordo avaliado em R$4,4 bilhões (aproximadamente US$825 milhões).
Artigos relacionados
A transação elevou sua participação total na empresa brasileira para 20%, já que também detém uma participação de 9,26% por meio de sua subsidiária Japão Brasil Minério de Ferro Participações.
A CSN tem implementado uma série de medidas para levantar fundos, reduzir dívidas e fortalecer a liquidez para apoiar a aceleração de projetos de expansão.
Entre esses está o projeto Itabirito P15, também conhecido como Casa de Pedra, em Minas Gerais. A iniciativa, com capacidade estimada de 15 milhões de toneladas métricas por ano (Mt/y), está programada para iniciar a produção no primeiro trimestre de 2027. A CSN considera o projeto transformador, pois visa elevar o teor médio de minério de ferro de 58% para 65% até 2028.
A empresa espera que a demanda por minério de maior qualidade permaneça forte e comande preços premium, impulsionada pela necessidade dos fabricantes de aço asiáticos de matérias-primas que apoiem a redução de emissões.
Fonte: Bnamericas







