
Fotos dos desastres em Taiwan (爆料公社公開版)
O supertufão Ragasa, o 18º do ano, causou a morte de duas pessoas no leste de Taiwan e muitas outras estão presas ou desaparecidas, cerca de 30, depois que ele fez com que um lago nas montanhas transbordasse, disseram os bombeiros, na quarta-feira (24).
Antes de Taiwan, o Ragasa provocou a evacuação de milhares de pessoas nas Filipinas, pois assolou a Ilha Panuitan, uma das Ilhas Babuyan, na província de Cagayan, no norte do país, às 15h de segunda-feira (22).
Na terça-feira (23), causou um desastre de deslizamento de larga escala no município de Guangfu, no condado de Hualien, Taiwan. Um lago represado formado a montante do rio Matai An transbordou às 14h50 de terça-feira (23), fazendo com que as águas da enchente atingissem e danificassem a ponte sobre o rio Matai An em apenas 18 minutos.
Artigos relacionados
As águas da enchente então invadiram a cidade de Guangfu, causando grandes inundações. O Centro de Resposta a Desastres emitiu um alerta vermelho para os municípios de Guangfu, Wanrong e Fenglin, e o governo local emitiu imediatamente uma ordem de evacuação.
De acordo com o monitoramento do Departamento Florestal, o lago represado recebeu uma precipitação acumulada de 24 horas de 355 mm, cobrindo uma área de aproximadamente 140 hectares e uma altura natural do dique de aproximadamente 200 metros. À tarde, o lago atingiu sua capacidade máxima, com seu volume de água armazenado excedendo 91 milhões de toneladas.
O lago de barro, formado por deslizamentos anteriores, rompeu-se na tarde de terça-feira, fazendo com que a água invadisse o município vizinho de Guangfu, no condado de Hualien.
Ragasa, o pior de 2025

Mais uma cena de inundação lamacenta (爆料公社公開版)
Por causa desse desastre, 3.285 pessoas de 3 cidades taiwanesas foram evacuadas dos prédios no período da manhã. Mais tarde, esse número subiu para 5.084 pessoas.
Em outras partes de Taiwan, seis pessoas ficaram feridas, os serviços de balsa foram suspensos e mais de 100 voos internacionais foram cancelados durante a passagem do Ragasa.
O supertufão Ragasa é a tempestade mais forte de 2025 e agora se aproxima da costa sul da China. Hong Kong elevou seu alerta de tufão para o nível 10, o máximo.
Assista os vídeos com cenas dramáticas em Taiwan.
災訊快報
上個月出現的花蓮馬太鞍溪堰塞湖溢流,大量河水沖進市區 pic.twitter.com/h6m4Xsf4Di— 斯洛姆·利希恩斯 Slomu【Vtuber防災士】千訂成功達成 (@Slomu_1021_VTR) September 23, 2025
花蓮縣馬太鞍溪堰塞湖下午2時50分發生壩頂溢流
泥水大量湧入位在下游的萬榮鄉、鳳林鎮、光復鄉
所幸有事先撤離3,285人 但這個災損還是很嚴重
整個場面就跟海嘯侵襲一樣 … 怕爛 pic.twitter.com/4vodI4EBYm— 雨可韓韓 𝐘𝐮𝐜𝐨𝐡𝐚𝐧𝐡𝐚𝐧🇹🇼🇺🇦 (@Yucohanhan_ROC) September 23, 2025
Veja as cenas nas Filipinas.
Fontes: Japan Storm, Al Jazeera e BBC







