Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Bebê morre asfixiada por cordão da persiana: avó é responsabilizada por negligência

| Sociedade

Uma menina de um ano se enrolou no cordão da persiana e morreu asfixiada, quando estava sob os cuidados da avó que saiu para fazer compras.

Ouça a notícia:
Unigran Japan 2026
avó

À esq. a bebê que morreu e à dir. a persiana da casa (JNN)

Em junho, uma tragédia abalou a cidade de Fukuoka e a avó irá responder judicialmente. Uma menina de apenas 1 ano morreu após ter o pescoço enredado no cordão de uma persiana em sua casa, localizada em Minami-ku, na cidade de Fukuoka (província homônima). A avó da criança, que havia sido encarregada de cuidar da neta enquanto seus pais trabalhavam, foi denunciada por suspeita de negligência grave.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O acidente aconteceu em 21 de junho, quando a avó, à qual foi confiada a responsabilidade de cuidar da menina, saiu sozinha para fazer compras, deixando-a em casa.   

De acordo com informações de pessoas próximas ao caso, enquanto a avó estava fora, a menina acabou se enrolando no cordão da persiana da casa. Uma pessoa da vizinhança viu a bebê pela janela e ligou para o 119.  

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Os paramédicos romperam o vidro para resgatar a bebê. Foi levada ao hospital em estado de parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de salvamento, a morte da criança foi confirmada no fim da tarde do dia seguinte.

Em 11 de julho, a polícia confirmou que havia indiciado a avó por negligência grave levando à morte da criança, após apurar que ela havia deixado a menina sozinha.

Em entrevista à RKB, a avó declarou: “A culpa é minha, mas saí temporariamente para fazer compras por causa da minha neta, e houve uma combinação de vários fatores”.

Avó poderia ter evitado? Especialista responde

Houve uma série de acidentes em todo o país em que crianças pequenas se enredam por cordões de persiana ou cortina. A morte pode ocorrer em poucos minutos após o acidente, e especialistas apontam que crianças de até três anos de idade correm maior risco.

“A idade média é em torno de 2,2 anos. Diz-se que o risco é maior por volta dos 2 anos. Aproximadamente 93% dos acidentes ocorrem antes dos 3 anos. Até essa idade é difícil controlar bem os movimentos da cabeça, ou seja, os músculos do pescoço ainda não estão desenvolvidos. É por isso que crianças nessa idade são tão propensas a quedas. Esse tipo de acidente acontece silenciosamente, sem fazer barulho e em pouco tempo. Pode acontecer mesmo com os pais por perto”, explicou um especialista para a JNN.

Fontes: JNN e RKB


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo