
Foto ilustrativa de mulher com um tufo na mão (PM)
Você sabia que o outono é a estação em que mais perdemos cabelo? Segundo especialistas, a queda nesse período pode aumentar para 200 a 300 fios por dia devido a um ciclo natural do corpo humano.
Este fenômeno pode ser comparado às mudanças de pelagem em animais, como cães, que também tendem a perder mais pelos durante a transição para o inverno.
O gráfico a seguir ilustra a variação na quantidade de queda de cabelo ao longo de um ano para uma mulher saudável de 45 anos. A área destacada em amarelo representa o aumento típico da queda de cabelo durante o outono.
Artigos relacionados

Gráfico: WeatherNews
Comparativamente, durante os meses de menor queda, a perda pode ser cerca de 50 fios por dia. Mas o que explica essa mudança?
O especialista em cuidados com o cabelo, Dr. Ryuichiro Kuwana explica: “Embora não possamos afirmar com certeza, acredita-se que existam informações genéticas que guiam esse aumento.
Assim como animais aumentam a perda de pelos de outono para o inverno, os seres humanos também passam por uma mudança semelhante. Portanto, mesmo que a queda seja maior, o crescimento também ocorre”.
Comumente, pensa-se que condições meteorológicas do verão, como os intensos raios UV e o ar seco devido ao ar-condicionado, possam influenciar, mas o Dr. Kuwana afirma que “esses fatores não têm tanto impacto”.
Para quem teme o impacto da perda de cabelo e quer adotar medidas preventivas, o especialista recomenda um estilo de vida saudável: ingerir proteínas de peixes magros e vitaminas do complexo B e C, além de manter uma rotina regular de lavagem do cabelo, para evitar o acúmulo de oleosidade, é fundamental.
No verão, recomenda lavar o cabelo a cada dois dias e, no inverno, a cada três. Se a preocupação persistir, o médico recomenda a prática de massagem no couro cabeludo. “O objetivo é suavizar o couro cabeludo.
Evite bater ou esfregar a cabeça. Em vez disso, massageie de baixo para cima, suavemente, para soltar o couro cabeludo no topo. Isso pode ser feito em apenas um minuto por dia, pela manhã”, sugere Kuwana.
Que tal experimentar essa prática relaxante diariamente? Os resultados vão mostrar que vale a pena.
A seguir, veja como aumentar seu consumo de vitaminas essenciais.

Frutas e verduras com vitaminas (PM)
Vitamina C e a saúde do cabelo
A vitamina C pode ser encontrada em frutas e verduras. Recomenda-se incluir o kiwi, o mamão papaya e cítricos como as tangerinas e laranja na sua dieta diária. Os vegetais que contêm bastante vitamina C são pimentão, brócolis, couve, salsa e couve-flor. Como essa vitamina é sensível ao calor, recomenda-se consumir as verduras e frutas cruas.
Complexo B
As vitaminas do complexo B encontram-se em alimentos como carnes (incluindo a suína), ovos, laticínios, peixes, grãos integrais, leguminosas (feijões, lentilhas e grão-de-bico) e vegetais de folhas verdes.
Fonte: WeatherNews







