
Foto da embarcação chinesa cedida para NHK pelo 10º Quartel-General Regional da Guarda Costeira
Um navio de pesquisa oceanográfica da China foi avistado conduzindo o que parecia ser uma operação dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Japão, na costa de Amami Oshima (Kagoshima). O incidente, ocorrido na manhã de domingo, colocou a Guarda Costeira do Japão em alerta.
Pouco depois das 6h da manhã de domingo (28), um navio de patrulha do 10º Quartel-General Regional da Guarda Costeira identificou o navio chinês “Xiangyang Hong 22” a aproximadamente 379 quilômetros a oeste de Amami Oshima.
A embarcação chinesa foi vista estendendo o que parecia ser um fio na água a partir de sua popa, uma clara indicação de atividade de pesquisa.
Artigos relacionados
Guarda Costeira do Japão exigiu interrupção
A Guarda Costeira do Japão imediatamente entrou em contato com o navio por rádio, solicitando a cessação imediata das atividades. A corporação ressaltou que “atividades de pesquisa sem o consentimento do Japão são inaceitáveis” dentro de sua ZEE.
O “Xiangyang Hong 22” acatou a ordem, cruzou a linha geográfica entre os dois países e deixou a ZEE do Japão por volta das 9h45, cerca de três horas após ser avistado.
A Guarda Costeira do Japão informou que continua a monitorar e observar a área com atenção.
Esta é a primeira vez que a atividade de um navio de pesquisa oceanográfica chinês é confirmada na ZEE japonesa, na costa de Amami Oshima, desde 31 de outubro do ano passado.
Fonte: NHK







