
Telefone fixo (PM)
A NTT (Leste e Oeste do Japão) anunciou que o serviço de telefone fixo, que utiliza linhas de cobre, ou linhas analógicas, será encerrado até o ano fiscal de 2035.
Atualmente, o número de contratos que utilizam essas linhas chega a cerca de 10 milhões. Com a diminuição do número de usuários e o envelhecimento das infraestruturas, a NTT planeja migrar progressivamente para redes de fibra óptica e celulares a partir do próximo ano.
Segundo a NTT, os assinantes serão incentivados a mudar suas linhas através de malas diretas. As obras para a transição serão realizadas gratuitamente, permitindo que números de telefone e aparelhos permaneçam inalterados.
Artigos relacionados
Cuidado com golpistas sobre a troca das linhas analógicas
Entretanto, a partir de abril do próximo ano, os usuários das linhas analógicas enfrentarão um aumento nas tarifas básicas para cobrir os custos de manutenção e preservação da infraestrutura: ¥220 para residências e ¥330 para empresas.

Cabos serão trocados (PM)
Shigekazu Kidokoro, diretor da NTT Leste, destacou que “manter o nível de serviço até 2035 será desafiador”. Ele também alertou para o risco de golpes associadas ao fim do serviço e assegurou que medidas de conscientização serão intensificadas.
Linhas analógicas e o ‘fim do telefone fixo’: cuidado com boatos
Vale ressaltar que a mudança não significa o fim dos serviços de telefone fixo, mas sim um avanço tecnológico para uma rede IP baseada na internet, que começou a ser implementada em janeiro de 2025. O serviço de linhas de cobre, ou linhas analógicas, no entanto, será descontinuado como parte da reforma. As linhas INS Net e outras estão gradualmente sendo encerradas, com novos registros já suspensos.
Os assinantes devem verificar com suas operadoras de telecomunicações atuais sobre a transição e confirmar se seus aparelhos e ambientes são compatíveis com a oferta de serviços IP.
A atualização da tecnologia reflete a aprovação da reforma da lei da NTT em 2025, eliminando a obrigação de oferecer telefone fixo uniformemente em todo o país, gerando especulações sobre o futuro dos serviços de telefonia fixa tradicionais.
Fonte: NHK







