
A OpenAI lançou o Sora 2, nova versão do seu modelo de IA para vídeos, com melhorias na física e realismo (openai.com)
A OpenAI lançou na terça-feira (30) o Sora 2, seu modelo de geração de vídeo mais avançado até agora, junto com um app de mídia social no estilo Tik-Tok que permitirá aos usuários se inserirem em cenas criadas por IA (inteligência artificial) através de um recurso chamado “cameos”.
A companhia por trás do ChatGPT descreveu o lançamento como um grande salto em direção a habilidade da IA de criar vídeos realísticos.
O sistema pode agora gerar diálogo sincronizado, efeitos sonoros e movimento fisicamente preciso, de acordo com a companhia.
Artigos relacionados
O Sora 2 segue melhor a física do mundo real
Ao contrário de sistemas anteriores que “transformavam objetos e deformavam a realidade” para atender a textos imediatos, o Sora 2 segue melhor a física do mundo real, disse a companhia.
O Sora 2 substitui o Sora do ano passado e representa o mais recente tiro na corrida de armas da IA que começou com o lançamento do ChatGPT em 2022.
Na geração de vídeo, a OpenAI enfrenta competição acirrada com o Google, Runway AI e Midjourney, todos os quais oferecem apps que podem produzir clips curtos em segundos – ferramentas que são celebradas ou temidas como substitutas em potencial para conteúdo criado por humanos.
Talvez, mais surpreendente do que o Sora 2 em si é o seu app de mídia social independente, o Sora. A plataforma permitirá que usuários apareçam em vídeos gerados por IA com o que a OpenAI chama de “fidelidade notável” tanto de aparência como voz.
O app está atualmente disponível por convite apenas nos EUA e Canadá.
Lançamento inicial gratuito
Inicialmente, o gerador de vídeo Sora 2 será gratuito com “limites generosos”, embora o uso seja restrito pela falta de poder de computação necessário para geração de vídeo.
No app, usuários podem compartilhar suas criações em um feed similar ao TikTok ou Reels do Instagram.
A OpenAI também reconheceu o debate em curso sobre o impacto da mídia social sobre a saúde mental – incluindo preocupações sobre “droomscrolling (ato de rolar incessantemente e de forma compulsiva o feed de notícias), vício e isolamento” – e disse que está implementando medidas de segurança como verificações de bem-estar de usuários e controles de conteúdo.
Fonte: CNA







