
Visando otimizar recursos e enfrentar o aumento do salário mínimo, a Aeon está adotando tecnologia para melhorar a eficiência no reabastecimento de produtos (imagem ilustrativa/PM)
A gigante japonesa do varejo Aeon está explorando tecnologia para melhorar a eficiência com os custos de mão de obra em alta.
Os aumentos dos salários-mínimos para o ano fiscal de 2025 começaram nesta quarta-feira (1º), somando-se às despesas gerais da companhia para seus 400 mil funcionários a tempo parcial a nível nacional.
A subsidiária de supermercado da Aeon começou a usar um dispositivo portátil em junho para acelerar o reestoque de prateleiras.
Artigos relacionados
O dispositivo lê os códigos de barras para indicar a um funcionário onde um produto é exibido em uma loja. A companhia diz que isso auxilia trabalhadores que não estão familiarizados com a configuração da área.
A Aeon planeja introduzir o dispositivo em todas as suas lojas no Japão no próximo ano fiscal e diz que ganhos com eficiência abrirão espaço para futuros aumentos salariais.
“Queremos estabelecer um ambiente onde uma loja pode ter o máximo de desempenho com recursos limitados”, disse Takuya Yamamura da Aeon Retail.
Governos provinciais no Japão revisam salários-mínimos todos os anos. Com o mais recente aumento, o pagamento por hora para todas as províncias passou de mil ienes (cerca de US$7) pela primeira vez.
Fonte: NHK







