
Foto ilustrativa de menino com gripe (PM)
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou na sexta-feira (3) o início da temporada de influenza em todo o país.
De acordo com o MHLW, o número de infecções por essa gripe relatadas por instituições médicas designadas em todo o país durante a semana de 22 a 28 do mês passado foi de 1,04 por hospital ou clínica, ultrapassando a “referência da temporada da influenza”.
O médico Takeshi Terashima, especialista em medicina respiratória, aponta o impacto do calor extremo como um fator para o início antecipado – cerca de um mês – comparado ao ano passado.
Artigos relacionados
A influenza é caracterizada por sua tendência a se espalhar facilmente em ar seco e quando a temperatura cai, portanto, o risco de infecção aumenta se os ambientes com ar-condicionado não forem adequadamente ventilados.
Outro possível fator é o aumento de turistas estrangeiros de países onde a gripe já é prevalente, devido à realização da Expo 2025 este ano.
O MHLW pede à população para tomar medidas básicas de controle da infecção, como ventilar bem o ambiente, lavar adequadamente as mãos e usar máscara se tiver suspeita.
Para quem já está com sintomas, o mais importante é manter-se hidratado, fazer repouso e, se necessário, procurar atendimento médico para orientação.
Em caso de sintomas graves, é preciso procurar assistência médica imediatamente. Isso inclui grupos de risco, como crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.
Fonte: NNN







