
Microsoft aposta em energia renovável para data centers (imagem ilustrativa/PM)
A Microsoft está adquirindo 100 megawatts de capacidade solar da desenvolvedora japonesa Shizen Energy, como parte de uma série de acordos de energia renovável destinados a atender às crescentes necessidades computacionais da gigante da tecnologia.
Este acordo, anunciado no final da semana passada, abrange quatro desenvolvimentos solares diferentes. Um já está operando e três estão em construção. O contrato garante a produção das usinas por um período de 20 anos.
Com sede em Seattle, a Microsoft já possui dois data centers em funcionamento no Japão. A capacidade computacional da Microsoft está programada para se expandir, com a empresa investindo cerca de US$2,9 bilhões no país ao longo do próximo ano.
Artigos relacionados
A energia solar se tornou uma fonte de energia preferida para empresas de tecnologia e operadores de data centers nos últimos anos, devido à sua rápida construção e baixo custo.
A energia solar está entre as fontes de nova capacidade de geração mais baratas e, geralmente, os projetos são concluídos em até 18 meses. Além disso, os usuários podem começar a aproveitar a energia antes que o projeto inteiro seja concluído.
A Microsoft tem sido uma grande compradora de energia solar nos últimos meses. Desde o começo do ano, a empresa tem contratado mais de 1 gigawatt de capacidade solar.
Fonte: Tech C







