
Descoberta de grande colônia de formigas-de-fogo em Tóquio acende alerta ambiental (imagem ilustrativa/PM)
Mais de 10 mil formigas-de- fogo invasoras, juntamente com pelo menos 8 mil ovos, larvas e pupas, foram encontradas no terminal de contêineres Aomi do Porto de Tóquio, anunciou o governo metropolitano na terça-feira (7).
Esta é a maior descoberta única de formigas-de-fogo-vermelhas importadas – uma espécie invasora designada que requer ação urgente – desde que foram confirmadas pela primeira vez na capital japonesa em 2017.
De acordo com o Governo Metropolitano, aproximadamente 40 formigas foram encontradas no teto de um contêiner descarregado de um navio que chegou da China no dia 30 de setembro.
Artigos relacionados
Especialistas confirmaram que eram formigas-de-fogo. Ao inspecionar outros dois contêineres armazenados no mesmo terminal, observou-se numerosas operárias transportando ovos e larvas, o que levou a esforços de extermínio usando iscas inseticidas e outros métodos.
O governo metropolitano e o Ministério do Meio Ambiente afirmaram que continuarão as medidas de controle de pragas na área circundante.
Fonte: MN







