
Foto ilustrativa de sismógrafo (PM)
Um avanço significativo na detecção de terremotos foi anunciado para a região da Nankai Trough (depressão submarina), no Japão, onde a emissão de alertas de terremoto e tsunami poderá ser feita até 20 segundos mais cedo.
Esta melhoria será possível graças à integração dos dados da rede de observação submarina N-net (Sistema Offshore da Rede de Observação de Terremotos e Tsunamis do Fundo Oceânico do Nankai Trough) aos sistemas de alerta de emergência a partir do dia 15 deste mês, informou a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), na quarta-feira (8).
O N-Net está estabelecido pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Ciências da Terra e Resiliência a Desastres e se estende da costa da província de Kochi até o Mar de Hyuga-nada (Miyazaki), a fim de acelerar e melhorar a precisão da emissão de “Alertas Antecipados de Terremoto”.
Artigos relacionados
A AMJ revelou que o uso do N-net — que monitora sismos e tsunamis por meio de cabos submarinos equipados com sismômetros e manômetros — será crucial para a segurança dessa área costeira.
A AMJ reiterou seu compromisso em melhorar continuamente os alertas de emergência, proporcionando mais tempo para que as populações se preparem para potenciais desastres naturais.
Fontes: NNN e AMJ







