
Inflação japonesa supera aumento salarial em agosto (imagem ilustrativa/PM)
Os salários reais no Japão caíram pelo oitavo mês consecutivo, à medida que os aumentos de preços continuam a superar o crescimento salarial.
Segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério do Trabalho na quarta-feira (8), o pagamento ajustado pela inflação em agosto caiu 1,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Isso ocorre após dados preliminares para julho terem mostrado o primeiro aumento nos salários reais em sete meses, mas o número foi posteriormente revisado para uma queda de 0,2%.
Artigos relacionados
A pesquisa mensal do ministério abrange cerca de 30 mil empresas em todo o país com pelo menos cinco funcionários.
Os trabalhadores no Japão receberam em média ¥300.517 (cerca de US$ 1.970) em agosto, incluindo pagamento base, horas extras e outros rendimentos. O valor representa um aumento de 1,5% em relação ao ano anterior, marcando o 44º mês de alta.
O pagamento base teve um aumento de 2,1%, registrando crescimento por 46 meses consecutivos. No entanto, as autoridades do ministério destacam que a margem de aumento dos salários nominais foi pequena em comparação com junho e julho, quando os bônus de verão tiveram impacto.
Eles afirmam que os salários reais continuam a diminuir devido à alta dos preços. Além disso, acrescentam que os salários mínimos estão sendo elevados em todo o país, e estão acompanhando cuidadosamente o impacto que esta medida terá.
Salário real é o poder de compra de uma remuneração, calculado ao descontar a inflação do salário nominal, para mostrar o que o trabalhador pode adquirir com aquele dinheiro.
Fonte: NHK







