
Ministério dos Transportes reforça orientações sobre uso de baterias (imagem ilustrativa/PM)
Fumaça foi vista saindo de um carregador portátil sob um assento de passageiro em um voo da All Nippon Airways (ANA) de Okinawa para o Aeroporto de Haneda (Tóquio), na manhã de quinta-feira (9).
A fumaça foi apagada por um passageiro e ninguém ficou ferido.
De acordo com a companhia aérea, o incidente ocorreu logo após o avião decolar do Aeroporto de Naha, por volta das 11h.
Artigos relacionados
Com os comissários de bordo ainda presos em seus assentos durante a subida, um passageiro sentado próximo à fonte da fumaça apagou-a usando uma garrafa de água.
Após os comissários confirmarem que a fumaça não saía mais do carregador, o avião continuou seu voo conforme previsto, sem mais incidentes. Não houve feridos entre as 356 pessoas a bordo.
O carregador portátil utilizava uma bateria de íon-lítio. Após o avião pousar em Haneda, uma das passageiras disse à mídia que, de seu assento, não viu fumaça, mas sentiu cheiro de queimado e se assustou com a possibilidade de incêndio no avião.
Passageiros são autorizados a levar carregadores portáteis a bordo dentro de uma certa capacidade elétrica como parte de sua bagagem de mão.
O Ministério dos Transportes do Japão e as companhias aéreas estão pedindo aos passageiros que não coloquem seus carregadores nos compartimentos superiores, mas os mantenham ao alcance.
Quando carregam dispositivos digitais, são solicitados a monitorar seus carregadores.
Fonte: NHK







