
Painel do mercado (NHK)
A moeda japonesa teve mais uma desvalorização na quinta-feira (9), no mercado de Tóquio, chegando à casa dos 153 ienes por dólar, o pior desde fevereiro deste ano, representando a primeira queda em 8 meses.
Considera-se que seja um reflexo das preocupações crescentes sobre as políticas financeiras mais brandas do governo sob a liderança da atual líder do Partido Liberal Democrata (PLD), Sanae Takaichi. Esta queda significativa ocorreu em meio à especulação de que o Banco do Japão (BOJ) não adote um novo aumento nas taxas de juros, levando à venda da moeda japonesa.
No fim do expediente do mercado, às 17h, a taxa de câmbio fechou a ¥153,6–153,7, um mau indicador em comparação com os dias anteriores.
Artigos relacionados
Em relação ao euro, também sofreu uma queda, ficando na faixa de ¥177,71. Por volta das 15h, o câmbio chegou a 177,90 ienes por euro, a cotação mais baixa desde o início da moeda europeia em 1999.
Especialistas do mercado expressaram que, com Takaichi na liderança do PLD, a ênfase em políticas financeiras de afrouxamento continua a aprofundar o declínio do iene. “A moeda japonesa permanece fraca contra as principais moedas globais, com a venda de ienes se destacando em relação a muitas moedas importantes”.
Fontes: NHK e JNN







