
Em reunião com o presidente do Azerbaijão, Putin assumiu a responsabilidade da Rússia pela queda de um avião que resultou em 38 mortes (ilustrativa/banco de imagens)
O presidente russo Vladimir Putin admitiu que as defesas aéreas de seu país foram responsáveis por derrubar um avião da Azerbaijan Airlines, que se acidentou no Cazaquistão no dia de Natal, resultando na morte de 38 pessoas.
Putin fez essa declaração durante um encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, na capital do Tajiquistão, Dushanbe, na quinta-feira (9). Ambos os líderes participavam de uma cúpula das nações do antigo bloco soviético.
“Claro, tudo o que é necessário em casos tão trágicos será feito pelo lado russo, incluindo compensação e uma avaliação legal de todos os aspectos oficiais,” afirmou Putin.
Artigos relacionados
Imagens de vídeo realizadas na quinta-feira mostraram Putin e Aliev apertando as mãos e sorrindo antes da reunião em que o líder russo falou sobre o acidente.
Putin explicou que os mísseis disparados pelas defesas aéreas russas para atingir um drone ucraniano explodiram perto do avião da Azerbaijan Airlines que voava de Baku enquanto se preparava para pousar em Grozny, capital regional da república russa da Chechênia.
Drones ucranianos têm atacado regularmente o interior da Rússia.
Durante o encontro com Aliev, Putin prometeu punir os responsáveis e oferecer compensação. Até então, Putin havia evitado afirmar que a Rússia havia derrubado o avião, mas já havia se desculpado pelo “incidente trágico” no espaço aéreo russo.
Aliev, por sua vez, criticou Moscou por tentar “abafar” o incidente.
Fonte: Independent







