
Foto ilustrativa (PM)
Uma quadrilha de vietnamitas que agia roubando carros foi presa, informou a polícia de Saitama, na sexta-feira (10).
Essa quadrilha de 8 ladrões atuava na capital japonesa e mais 11 províncias, liderada por um réu de 25 anos, sem residência fixa e desempregado. Eles teriam roubado 495 veículos e bens que estavam dentro deles, entre janeiro e agosto de 2024, causando um prejuízo total avaliado em aproximadamente 1,02 bilhão de ienes.
A atuação da quadrilha concentrava-se em lojas de carros usados e estacionamentos próximos a aeroportos em regiões como Kanto-Koshin e Tohoku. Saitama registrou o maior número de roubos, com 169 veículos, seguida por Gunma, com 79, e Ibaraki, com 46. As investigações revelaram que o líder do grupo recebia instruções via app de mensagens de uma pessoa também de nacionalidade vietnamita, contendo endereços e mapas dos locais-alvo.
Artigos relacionados
O método mais comum utilizado pelos criminosos era quebrar as vidraças de lojas de carros usados após o horário de funcionamento para roubar as chaves reserva dos veículos. Os carros roubados eram, então, estacionados nas proximidades, sendo vendidos online ou em desmanches pelo organizador principal, que repassava parte dos lucros ao líder detido.
A polícia de Saitama encaminhou novas acusações ao promotor público da província, alegando que o líder, em colaboração com pessoas ainda não identificadas, foi responsável pelo roubo de 434 veículos avaliados em 870 milhões de ienes, de 179 locais, entre eles a cidade de Misato (Saitama).
Fontes: Yomiuri e Saitama Shimbun







