
Foto do navio (第10管区海上保安本部 via Minami Nippon Shimbun)
O Quartel General do 10º Distrito da Guarda Costeira informou na terça-feira (14) que o navio de pesquisa marítima chinês “Xiang Yang Hong 22”, flagrado operando dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) ao largo da costa de Amami Oshima (Kagoshima), deixou a região às 22h55 da noite anterior, cruzando para o lado chinês da linha mediana entre China e Japão.
A embarcação foi avistada inicialmente estendendo algo semelhante a um tubo no oceano por volta das 6h50 da manhã de segunda-feira (13), a cerca de 385 km a oeste de Amami Oshima.
Apesar da suspeita de conduzir uma investigação não autorizada na ZEE japonesa, o navio não divulgou o conteúdo de sua resposta ao pedido de interrupção das atividades feito pela guarda costeira em patrulha.
Artigos relacionados
Essa situação marca a sétima vez que atividades não permitidas desse tipo foram registradas na área desde 28 de setembro. O propósito das atividades permanece desconhecido.
Na manhã de 10, a guarda costeira verificou o ‘Xiang Yang Hong 22’ estendendo o suposto tubo na região. Posteriormente, recebeu a confirmação de que a embarcação havia deixado a ZEE japonesa antes das 23h do mesmo dia.
Fontes: Minami Nippon Shimbun e NNN







